Hoje queremos propor um desafio diferente para você: um teste de lógica espacial. Vamos te mostrar um vagão de trem por diferentes ângulos. E o seu desafio é descobrir quantas caixas ele está carregando em seu espaço para carga.
Agora, uma coisa que podemos adiantar é que as aparências enganam. Dessa forma, muita gente acaba errando o resultado porque a imagem forma uma espécie de pegadinha visual. Mas chega de conversa e vamos para nosso desafio.
Como você se sai neste teste de lógica espacial?
Bom, como diz o ditado: primeiro as primeiras coisas. Então vamos dar uma olhada na figura do vagão de trem que conta com uma carga específica em sua parte traseira:
Foto: Divulgação/Matemática Genial
Você pode ver o seu compartimento de carga por três ângulos diferentes. Nesse sentido, seu desafio é descobrir quantas caixas há no total em cima desse vagão de trem. Não há um tempo predeterminado para isso, mas é preciso contar com exatidão o número de caixas.
E como somos bonzinhos, já vamos te dar uma dica nesse sentido. Além de observação e de pensamento lateral, também podemos contar com uma operação matemática básica e resolver essa questão corretamente. Agora, com isso em mente, veja se acerta o teste de lógica espacial.
Resolvendo o desafio do vagão de trem
Antes de tudo, para chegar na resposta certa você precisa entender a pegadinha por trás desse desafio. Ela diz respeito a questão de perspectiva da imagem. Justamente por ser mostrada por três ângulos diferentes ela é capaz de confundir a contagem total das caixas.
Mas para resolver esse dilema, vamos apresentar como solução principal um cálculo simples. Assim, para chegar no resultado total, considere o seguinte:
- Primeiro, divida os dois caminhões de cima em três linhas e três colunas;
- Agora, note que cada uma das linhas possui um número diferente de caixas.
A partir dessa divisão inicial, vai ficar mais fácil encontrar o número total de caixas. Assim sendo, vamos para um passo a passo do cálculo certo para resolver esse desafio:
- A linha 1 tem 7 caixas vistos de cima por dois ângulos deferentes. Olhando por trás, sabemos que são 3 colunas de 7 caixas cada. Fazendo 7 x 3 chegamos a 21;
- Na linha 2 seguimos a mesma lógica. De lado são 6 caixotes, no meio de 3 colunas com 6 caixas cada. Calculando 3 x 6 chegamos a 18;
- Por fim, na linha 3 temos 4 caixas, e logicamente 3 colunas com 4 caixas cada. Agora, fazendo 3 x4 chegamos a 12.
Pronto. Agora basta somar os três resultados para obter o número total de caixas. Logo 21 + 18 + 12 = 51. E esse é o resultado do teste de lógica espacial.
Compartilhe o teste de lógica espacial
Você está curioso para ver como seus amigos e conhecidos se saem no teste de lógica espacial? Então salve esse desafio e veja quem consegue resolvê-lo da melhor forma. Seja com o cálculo que mostramos acima, ou com o bom e velho pensamento lateral, as pessoas que resolverem esse desafio rapidamente certamente tem capacidades de raciocínio privilegiadas.
Comentários sobre post