Com as tragédias devido às fortes chuvas que estão caindo no Rio Grande do Sul há mais de uma semana, algumas Prefeituras decidiram adiar seus concursos públicos. A catástrofe climática já deixou 147 mortos e mais de dois milhões de afetados pelas enchentes.
Veja também: Jijoca de Jericoacoara abre 299 vagas para diversos cargos em concurso público
Prefeituras adiam concursos devido às enchentes no Rio Grande do Sul
A Prefeitura de Venâncio Aires, por exemplo, adiou as provas para o concurso que visa preencher 20 vagas imediatas e formar cadastro reserva. A nova data para a realização dos exames e cronograma atualizado serão divulgados a partir do dia 17 de maio.
O mesmo ocorreu na Câmara Municipal e Prefeitura de Boa Vista do Cadeado, que também têm como objetivo o preenchimento de diversas vagas. Os interessados nos concursos, no entanto, não devem perder as esperanças: um novo prazo para inscrições será anunciado em breve, assim como um novo cronograma.
Dentre as oportunidades ofertadas, estão: motorista, operador de máquinas, procurador jurídico, agente comunitário de saúde, agente de tributos e finanças, almoxarife, auxiliar de serviços gerais, educador físico, enfermeiro generalista, várias especialidades de médicos, entre outros. A HC Assessoria é a banca organizadora do certame.
Veja também: Santa Fé de Goiás oferece 407 vagas; salários de até R$ 5 mil
Concursos nacionais também alteraram datas devido às enchentes no Rio Grande do Sul
Outros concursos tiveram alterações no cronograma devido à situação de calamidade no Rio Grande do Sul. O Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”, foi o primeiro a adiar suas provas em todo o Brasil. A previsão é que a aplicação dos exames aconteça em agosto, no entanto, a definição da nova data só poderá ser feita quando houver condições climáticas e logísticas.
“A conclusão que a gente teve é que seria impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul. Não temos uma nova data. Eu quero deixar bem claro que a gente, nas próximas semanas, poderá divulgar uma nova data. Mas, neste momento, toda a questão logística envolvida com a prova não nos permite, hoje, divulgar uma nova data com segurança“, declarou a ministra da Gestão, Esther Dweck.
Pelo mesmo motivo, o Banco Central também adiou os exames que seriam aplicados em maio. Para que uma nova data seja definida, “será necessário aguardar uma normalização das condições em Porto Alegre, onde as provas serão aplicadas”.
A Caixa, por sua vez, adiou seu concurso apenas no Rio Grande do Sul. Portanto, os candidatos das demais regiões do país realizarão a prova objetiva no dia 26 de maio.
Veja também: Prefeitura de Rio Negrinho abre processo seletivo; salários de até R$ 16 mil!
Comentários sobre post