O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) anunciou recentemente a abertura de um processo seletivo que oferece a chance de ingressar em cursos técnicos integrados gratuitos. Esta iniciativa visa proporcionar acesso à educação técnica de qualidade para estudantes de várias regiões do estado.
Cursos Técnicos do IFMS
O edital publicado pelo IFMS apresenta uma variedade de 11 opções de cursos técnicos integrados, cada um com duração de três anos. Diversos setores são contemplados por essa gama de opções, incluindo Gestão, Agronomia, Pecuária, Produtos Alimentícios, Tecnologia da Informação, Construção Civil, Eletricidade, Computação, Web Design, Engenharia Mecânica e Metalurgia.
Distribuição das Vagas do IFMS
As 1.760 vagas disponibilizadas pelo IFMS estão estrategicamente distribuídas em dez municípios do Mato Grosso do Sul: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Essa abrangência geográfica visa facilitar o acesso à educação técnica para estudantes de diferentes regiões do estado.
Aquidauana
Em Aquidauana, serão ofertadas 160 vagas, divididas entre os cursos técnicos integrados de Edificações e Informática, ambos disponíveis nos turnos matutino e vespertino.
Campo Grande
A capital Campo Grande contará com 320 vagas distribuídas nos cursos de Administração, Eletrotécnica, Informática e Mecânica, com opções nos períodos matutino e vespertino.
Corumbá
Em Corumbá, os estudantes poderão concorrer a 120 vagas nos cursos de Informática e Metalurgia, ambos oferecidos nos turnos matutino e vespertino.
Coxim
O município de Coxim disponibilizará 160 vagas nos cursos técnicos integrados de Agropecuária, Alimentos e Desenvolvimento de Sistemas, com opções nos períodos matutino e vespertino.
Dourados
Dourados contará com 240 vagas distribuídas nos cursos de Administração, Agropecuária e Informática para Internet, todos com turmas nos períodos matutino e vespertino.
Jardim
Em Jardim, serão oferecidas 80 vagas nos cursos técnicos integrados de Edificações e Informática, ambos disponíveis no turno matutino.
Naviraí
O município de Naviraí contará com 160 vagas nos cursos de Agricultura e Informática para Internet, ambos oferecidos no período matutino.
Nova Andradina
Nova Andradina receberá 160 vagas nos cursos técnicos integrados de Agropecuária e Informática, com opções nos turnos matutino, vespertino ou ambos.
Ponta Porã
Em Ponta Porã, serão disponibilizadas 160 vagas nos cursos de Agricultura e Informática, com turmas nos períodos matutino e vespertino.
Três Lagoas
Por fim, Três Lagoas oferecerá 160 vagas nos cursos técnicos integrados de Eletrotécnica e Informática, ambos com opções nos turnos matutino e vespertino.
Requisitos para Participação Para Cursos do IFMS
Para participar do processo seletivo, os interessados devem atender a alguns requisitos específicos. É preciso ter finalizado o nono ano do ensino fundamental antes da matrícula no IFMS, que está programada para janeiro de 2025. Além disso, os candidatos devem possuir o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu próprio nome.
Sistema de Cotas
O IFMS adota um sistema de cotas para garantir a equidade e a inclusão no acesso à educação técnica. Metade das vagas ofertadas é reservada para estudantes que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escolas públicas. Essas vagas serão distribuídas entre candidatos com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e candidatos com qualquer renda familiar.
Dentro desses dois grupos, há ainda vagas reservadas para negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, visando promover a diversidade e a representatividade no âmbito educacional.
Processo de Seleção do IFMS
O processo de seleção será baseado em um Exame de Seleção, que consistirá em uma prova escrita composta por 30 questões nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. O conteúdo programático pode ser consultado no anexo X do edital.
Inscrições e Isenção de Taxa
Para participar do processo seletivo, é necessário realizar a inscrição na Página do Candidato da Central de Seleção, no período de 6 de agosto a 26 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20 e o pagamento deve ser efetuado até 27 de setembro por meio do PagTesouro, utilizando Pix, cartão de crédito ou boleto.
No entanto, candidatos matriculados no 9º ano de escolas públicas e/ou que tenham o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição (gratuidade). Essa solicitação deve ser feita até 6 de setembro, no momento em que o candidato se inscrever, anexando os documentos comprobatórios no sistema, conforme as orientações descritas no subitem 4.5.4 do edital.
Data e Preparação para a Prova
A prova de seleção está marcada para o dia 20 de outubro e será realizada nos dez municípios onde o IFMS tem campus. A duração do exame será de 4 horas. No dia da avaliação, é necessário que os candidatos estejam munidos de um documento oficial com foto, caneta de cor azul ou preta de tubo transparente, lápis e borracha. Será permitido levar pequenos alimentos e uma garrafa de água sem rótulo.
Para se preparar, os candidatos podem acessar provas e gabaritos de edições anteriores do Exame de Seleção na página do processo seletivo, a fim de estudar e se familiarizar com o formato e o nível de dificuldade das questões.
Resultado e Matrícula
Espera-se que o anúncio dos resultados do Exame de Seleção 2025 seja feito em 17 de dezembro, com as inscrições sendo realizadas em janeiro e o início das atividades escolares previsto para março do ano seguinte.
Canais de Comunicação e Dúvidas
Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre o edital e o processo seletivo, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.
Além disso, candidatos que não tenham acesso à internet poderão ir até a Central de Relacionamento (Cerel) de qualquer campus do IFMS e solicitar um computador para realizar a inscrição, consultando o endereço e o horário de atendimento do campus desejado.
Comentários sobre post