Qual a cor dos círculos? Este desafio consiste muito mais do que apenas entretenimento. Ele é uma ilusão de óptica que vai exigir, acima de tudo, a sua percepção. Assim, você terá que responder a nossa pergunta analisando a imagem abaixo.
Isso pode parecer fácil, mas a cor do fundo da imagem vai deixar o teste muito complicado. Dessa forma, serão dois círculos presentes na tela e o contraste criado pela cor do fundo vai influenciar a maneira como você enxerga a superfície de cada círculos.
Com isso, ficará difícil dizer qual a cor de cada círculo ou ainda se eles possuem a mesma coloração. Então, você está preparado para esse teste?
Diga qual a cor dos círculos
Em primeiro lugar, observe a imagem abaixo pelo tempo que precisar e tente dizer qual a cor dos círculos inseridos nela.
Imagem: Reprodução Internet
Podemos observar dois círculos diferentes, com tonalidades diferentes de cinza. E isso é o que chamamos de percepção de cores. Em suma, as cores que enxergamos são resultado de interpretações do nosso cérebro que se baseia, sobretudo, na luz que incide nos objetos.
É por isso que, quanto mais escuro for o ambiente, maior a nossa dificuldade de diferenciar as cores. Por outro lado, o excesso de luz também dificulta essa processo.
Na imagem acima, temos uma incidência de luz maior no lado direito da imagem e praticamente nada de luz na extremidade esquerda.
Assim, isso vai definir como o nosso cérebro enxerga a coloração nos círculos. E se a gente dizer que os dois círculos possuem cores iguais? E que é a ilusão de óptica que faz você enxergar duas tonalidades?
Isso é completamente possível! Agora volte para a imagem, observe-a novamente e diga qual a cor dos círculos.
Desvendando o mistério da cor dos círculos
O fenômeno que temos na imagem acima é chamado de constância de cor. Nosso cérebro, ao se deparar com condições diferentes de iluminação no campo de visão, se adapta, fazendo ajustes para um melhor entendimento da imagem que está sendo vista.
Na prática, os círculos que vemos na imagem parecem ser de cores diferentes. Mas, na verdade, é apenas o nosso cérebro nos pregando uma peça!
Deste modo, faça o seguinte. Com uma das mãos, tampe o círculo do lado esquerdo da imagem e observe apenas o do lado direito. Memorize a tonalidade de cinza que você encontrou.
Agora faça o inverso: tampe o círculo do lado direito e observe o do lado esquerdo. Eles não estão com a mesma tonalidade? Essa é resposta! Os dois círculos possuem o mesmo tom de cinza.
O que muda é a incidência de luz na imagem, que altera a forma como nosso cérebro interpreta as cores.
Como no lado esquerdo temos menos luz, o cérebro compensou deixando o círculo mais claro. E, no lado direito, como há mais luz, temos a sensação de um cinza mais escuro!
Desafie seus amigos com esse teste e veja quem consegue desvendar o mistério das cores! Será que eles saberão responder corretamente?
Comentários sobre post