Seja bem-vindo ao desafio do decreto do rei. Esta é uma história bastante diferente e instigante, que carrega com si um divertido teste. Será que você consegue acertar a taxa de população masculina e feminina de um determinado reino, com base em uma ordem de seu governante?
Apostamos que esse exercício te prendeu a atenção, não é mesmo? Bom, então para ver se você se dá bem nele, siga com a leitura. Veja se consegue decifrar a taxa populacional desse lugar com base no decreto do rei. Boa sorte!
Vamos ao teste do decreto do rei
A nossa história começa em um reino cujo governante tinha duas filhas. De fato, ele sempre foi um grande admirador das meninas, e encorajava ao máximo a presença feminina no lugar:
Imagem: Divulgação.
Para isso, ele promulgou um decreto real, dizendo que todos os casais sem filhos deveriam ter pelo menos uma filha. Mas logo isso levantou uma preocupação na cabeça do nosso rei, que temia que essa ordem resultasse em uma superpopulação do lugar.
Para evitar esse problema, mais um parágrafo foi adicionado ao decreto do rei. Nele estava escrito que todos os casais que tivessem uma filha deveriam parar de ter filhos nesse momento. E assim a população do reino passou a seguir suas ordens.
Agora vem a nossa pergunta. Com base no decreto real, qual é a proporção de meninas que irá nascer no reino em comparação com o número de meninos? Analise atenciosamente todas as informações do enunciado para tentar matar essa charada.
Solução do desafio de natalidade do reino
Bom, o segredo desse desafio é simplesmente não pensar tentar encontrar uma resposta muito mirabolante. Na verdade, ele é mais simples do que parece. Veja abaixo a sua solução de forma simples e eficiente:
- Primeiro, considere que cada bebê a nascer tem 50% de chance de ser menino e 50% de chance de ser menina;
- Ou seja, a proporção de nascimentos do reino será exatamente de uma menina para cada menino.
Sim, a resposta é simplesmente 1 para 1. E o resultado será o mesmo, seja qual for o método que você adotar para resolver essa charada. É claro que existem variáveis que esse desafio não leva em consideração. Afinal de contas, um casal pode ter 10 meninos até ter uma menina.
Mas mesmo assim, a proporção acabará sendo sempre de 50% de chance menina e 50% menino. Ou seja, 1 menina para cada menino. Duvida que a resposta do desafio do decreto do rei seja tão simples? Pense em diferentes formas de resolver esse teste e o resultado será sempre este!
Pronto para repassar o decreto do rei?
O maior problema desse teste está justamente na sua simplicidade. E por isso ele é tão instigante, fazendo com que muita gente tenha dificuldade de chegar no seu resultado. Assim sendo, será que seus amigos, conhecidos e familiares conseguem matar essa charada?
Compartilhe o teste do decreto do rei com eles e descubra. Você vai se surpreender quantas respostas complexas e mais difíceis do que a definitiva aparecerão.
Comentários sobre post