O Ministério da Gestão anunciou uma nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”. A aplicação das provas tinha sido suspensa devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, atingida por fortes chuvas desde o início do mês de maio.
“Enem dos Concursos” ganha nova data para aplicação de provas objetivas
As avaliações vão acontecer no dia 18 de agosto, em 299 cidades do país. Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no “Enem dos Concursos”, para concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal.
O Ministério da Gestão anunciou também que um novo cronograma completo do “Enem dos Concursos” será divulgado em breve, no site da organizadora do certame, Fundação Cesgranrio. Os malotes das provas foram checados, um a um, por integrantes da rede de segurança do ministério, para checar se não houve qualquer tipo de violação.
No entanto, no caso do Rio Grande do Sul, ainda haverá um diálogo especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado. Os candidatos, agora, terão que conferir novamente os cartões de prova, para averiguar o local da aplicação foi mantido ou alterado.
Mais de 80 mil pessoas estão desabrigadas no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas que atingem a região. Pelo menos 163 morreram no desastre e 82 continuam desaparecidas.
Rio Grande do Sul: Prefeituras adiam concursos em meio a tragédias
“Enem dos Concursos”: como serão as provas
No período da manhã, os candidatos de nível médio (prova objetiva com 15 questões + redação) e superior (prova objetiva de Conhecimentos Gerais + prova discursiva de Conhecimentos Específicos do bloco) passarão pelas provas. Serão disponibilizadas 2h30 para a realização da avaliação.
No período vespertino, os candidatos do “Enem dos Concursos” responderão – em 3h30 – à prova objetiva geral (nível médio, 45 questões) e a prova objetiva de Conhecimentos Específicos (nível superior, 50 questões). Os concorrentes de nível médio não passarão por prova dissertativa.
No dia da prova do “Enem dos Concursos”, é obrigatório levar documento de identidade original com foto e caneta preta de material transparente (recomenda-se levar mais de uma reserva). Ademais, é recomendado que leve cartão de confirmação de inscrição e que o candidato esteja vestido com roupas e sapatos confortáveis e leve alimentos e água (embalagens devem estar lacradas e garrafas precisam ser transparentes).
Veja também: Concurso Tesouro Nacional é adiado; nova data ainda será definida
Comentários sobre post