Se você pensa que é bom em matemática, então precisa tentar resolver a charada dos números intrigantes! Esse desafio vai exigir um pensamento lógico, mas muita astúcia de sua parte.
Assim, poucas pessoas conseguem encontrar a resposta correta! E, para te ajudar, não vamos dar um limite de tempo. Ou seja, você pode usar o tempo necessário para achar a resposta certa. Então, preparado para a charada dos números intrigantes?
A charada dos números intrigantes
Imagem: Reprodução Internet
Vamos logo para o desafio. Essa charada começa com uma história. Paula é uma garotinha que adora desafiar seus amigos com testes matemáticos intrigantes.
Um dia, ela chamou 3 de seus melhores amigos: Júlia, Marcos e João. Dessa forma, ela escreveu um número na testa de cada um, sem que eles soubessem quais eram esses números.
Os amigos de Paula teriam que descobrir quais eram esses números. Para isso, Paula deu 3 dicas:
- Os 3 números são positivos;
- Nenhum deles é igual;
- A soma de 2 deles é igual ao terceiro número.
Ao olhar os números nas testas de Marcos e João, Júlia ficou na dúvida em relação ao seu número. Marcos e João logo desistiram, pois não conseguiram resolver o desafio.
Mas Júlia, a mais insistente dos 3, ficou na dúvida, mas continuou pensando. Em determinado momento ela gritou: “Descobri o meu número!”.
Então, a pergunta que fica é essa: qual é o número de Júlia? Usando a lógica, você terá que descobrir o número que foi escrito na testa de Júlia.
Resposta da charada dos números intrigantes
Vamos seguir o raciocínio lógico, levando em conta as dicas que Paula deu e o fato de Júlia ter ficado na dúvida sobre qual seria o seu número.
Para descobrir o número de Júlia, você terá que encontrar os números de Marcos e João. Pela lógica, os números de Marcos e João são, respectivamente, 20 e 30. E o número de Júlia é 50!
Vamos saber o porquê? Júlia, ao ver os números 20 e 30 nas testas de Marcos e João, ficou na dúvida, pois seu número poderia ser 10 ou 50.
Se ela tivesse o número 10, isso significa que Marcos teria visto o 10 nela e o 30 em João. Assim, Marcos pensaria que poderia ter o 20 ou 40 na sua testa. Nesse cenário, João teria visto o 10 em Júlia e o 20 em Marcos, levando a crer que seu número poderia ser 30 ou 10.
Mas, como nenhum número pode ser igual e João não conseguiu responder qual era o seu número, então ele ficou em um impasse. Ou seja, se ele tivesse visto o número 10 em Júlia, responderia imediatamente que seu número era o 30.
Mas, pela ausência de resposta, podemos concluir que ele não viu o número 10 em Júlia. Pela lógica, ele só pode ter visto o número 50.
Essa é a única hipótese para essa charada dos números intrigantes, levando em conta que Marcos e João não conseguiram descobrir quais eram seus números! Considerando que nenhum número pode ser igual, esta é a resposta final.
E então, gostou da charada dos números intrigantes? Não deixe de compartilhar com seus amigos para ver se eles conseguem chegar no resultado certo.
Comentários sobre post