prepare-se para o desafio dos alunos de João. O teste de lógica de hoje vai parecer muito complicado no início, mas podemos afirmar que ele é fácil de ser resolvido. Para isso, você terá que manter a cabeça fria, pensar logicamente e ter raciocínio rápido. m,
Ficou curioso com esse teste de lógica? Antes, algumas considerações. Primeiro, esse desafio é utilizado constantemente em provas de múltipla escolha. Ele tem a capacidade de analisar a racionalidade do indivíduo e saber como ele se sai em situações aparentemente muito confusas.
Outro detalhe interessante é que, nas provas, você tem bastante tempo para encontrar a resposta correta. Mas, aqui, a resolução do desafio dos alunos de João precisa ser encontrada em apenas 30 segundos!
Dito isto, vamos ao que interessa. Continue por aqui e tente resolver mais esse teste de lógica.
O teste de lógica que está dando o que falar
O desafio dos alunos de João está dando o que falar na internet. Imagine vários alunos passando por uma prova de concurso e que o professor deles foi o Sr. João.
Esse grupo de alunos estava ansioso para os resultados dos testes. E, quando os resultados foram divulgados, os alunos ficaram mais tranquilos. A informação dizia que “todos os alunos de João foram aprovados no concurso”.
Bom, isso é motivo para todos comemorarem, não é mesmo? Mas não vamos esquecer no nosso teste de lógica! Com base na frase destacada acima, leia as afirmações abaixo:
- A) João não foi aprovado no concurso;
- B) Se Mário não é aluno de João, então ele não foi aprovado no concurso;
- C) João foi aprovado no concurso;
- D) Se Rafael não foi aprovado no concurso, então ele não é aluno de João;
- E) Se Antônio foi aprovado no concurso, então ele é aluno de João.
Com base nas afirmações acima, responda: qual delas é necessariamente verdadeira? Lembrando que você tem 30 segundos para resolver esse teste!
Imagem: Reprodução Internet
Analisando as afirmações
Agora vamos analisar cada uma das afirmações acima para resolver esse teste de lógica envolvendo os alunos de João.
As letras A e C mencionam o próprio João, que é o professor. Assim, não sabemos se João fez a prova e muito menos se ele foi aprovado. Ou seja, as letras A e C não são necessariamente verdadeiras.
A letra B fala sobre Mário, que não é aluno do João. Nesse caso, não podemos saber se Mário foi aprovado ou reprovado! Mais uma vez, essa afirmação pode ou não ser verdade.
Já a letra E também pode não estar correta. Afinal, não sabemos se só os alunos de João foram aprovados. Assim, Antônio pode ter sido aprovado, mesmo não sendo aluno do João.
Sobrou a letra D, que é a resposta correta desse desafio de lógica. A letra D deixa bem claro que Rafael não foi aprovado no concurso. Como sabemos que TODOS os alunos de João foram aprovados, então Rafael não é aluno do João.
E aí, gostou desse teste dos alunos de João? Faça com seus amigos e veja quem consegue pensar logicamente e de maneira rápida para encontrar a resposta correta.
Comentários sobre post