A seguir temos um enigma que com certeza vai te manter bastante intrigado: a escolha do astronauta. Isso porque, um homem do espaço pode optar entre ganhar 1 milhão ou 2 milhões de dólares. Tudo depende de quanto tempo ele escolherá ficar na órbita de Vênus.
É claro que nem tudo é o que parece e há uma pegadinha aí. Então para ajudar o astronauta a tomar a melhor decisão, siga com a leitura e veja se você consegue se dar bem nesse desafio que envolve lógica e pensamento fora da caixa.
Ajude na escolha do astronauta
Bom, nosso personagem está a bordo de uma cápsula espacial, circulando a órbita de vênus. Sua missão é estudar alguns elementos desse planeta e trazer suas descobertas para a terra:
Imagem: Divulgação.
Ao entrar em contato com eles, seus superiores dão duas opções para o homem. Ele pode ficar circulando a órbita de Vênus por um dia e ganhar 1 milhão de dólares. Ou, se preferir, pode ficar por 1 ano e ganhar 2 milhões de dólares.
Independentemente do que ele escolher, haverá água, comida e infraestrutura completa em sua base. Então é apenas uma questão de avaliar o que o astronauta prefere.
Agora, qual a opção certa na escolha do astronauta? Pense com calma e veja o que ele deve escolher para se dar melhor nessa situação. E aqui vai uma dica importante: o dinheiro não é o principal critério para tomar a decisão ideal.
Resultado do desafio do astronauta
E aí, qual a melhor alternativa para o nosso amigo astronauta? Já adiantamos que o dinheiro não é o fator mais importante, mas se escolheu ficar um ano por 2 milhões de dólares, saiba que você fez um ótimo negócio. E a explicação para isso é bastante simples.
É que cada dia em Vênus se passa de forma diferentes do que na terra. O planeta demora um total de 243 dias da terra para gerar em torno de seu próprio eixo, mas 225 dias da terra dar a volta ao redor do sol. Seguindo essa lógica, um ano lá demora menos do que um dia inteiro.
Por isso se ele escolher ficar 1 ano, ficará menos tempo e ainda ganhará o dobro de dinheiro do que se escolhesse ficar 1 dia.
É claro você pode não ter conhecimento de como a órbita de vênus funciona. Mas se analisar a proposta, poderá notar que a distância entre as duas quantias é grande, e a quantia em dinheiro para ficar apenas 1 dia é suspeitamente grande demais para ser um tempo tão curto.
Compartilhe a escolha do astronauta
Esse é um desafio que vale a pena mostrar para pessoas próximas. Será que elas conseguem enxergar para além das aparências e ver a pegadinha escondida nele? Mesmo sem grandes conhecimentos sobre o espaço, pessoas com bom pensamento lateral e a habilidade para interpretar a proposta podem se dar bem e optar pela alternativa certa.
Por isso veja quem de seus amigos, conhecidos e familiares tem esse feeling de responder corretamente e fazer nosso amigo astronauta se dar bem.
Comentários sobre post